domingo, 26 de junho de 2016

O Cristão pode ou não Julgar alguém?

Queridos, o mais importante de tudo aos termos algum questionamento a respeito da palavra de Deus, é que, devemos pedir para ELE e ao seu Espírito Santo maravilhoso o discernimento necessário para entendermos a SUA PALAVRA, pois ELE é o único e verdadeiro SENHOR DO SABER e nos dá a sabedoria para a compreensão de assuntos questionáveis. É o único AUTOR que está presente quando alguém busca suas escrituras para condução de uma vida excelente.
Em se tratando deste assunto, sobre julgar ou não alguém, o que sempre nos vem à mente é a famosa frase “não julgue, para não ser julgado”.
Devemos entender que a frase é bíblica, mas que, porém ela deve ser compreendida em sua totalidade contextual. Vemos que muitas pessoas querendo justificar seus erros e não querendo tê-los contrariados, usam esta frase na defensiva. Porém a bíblia é um escrito que tem uma plenitude excelente, pois por si só, ela é completa.



Esta frase tão mencionada "não julgue para não ser julgado" está registrada no livro do evangelho de Mateus capítulo 7, versos 1 ao 2, em que o Senhor Jesus ensina uma  multidão e os seus discípulos.
Mateus 7:1-2
"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós."

Sobre qual julgamento falou Jesus? Os versículos seguintes respondem essa pergunta.
Mateus 7:3-5
"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."
Com toda certeza O SENHOR JESUS está falando para pessoas que apontam defeitos de outras pessoas, sem antes se policiar ou de examinar-se no intimo, para ver se tem ou não competência de fazer julgamentos sobre a vida aleia, fazendo julgamento a partir de suas opiniões e não pela PALAVRA DELE.

Teremos essa compreensão maior para o fato de julgar alguém quando lemos o texto escrito pelo Apóstolo Paulo em 1 Coríntios, capítulo 6, versos 2 a 5 que diz assim:
"2Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
3Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
4Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja?
5Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?"

Observe atentamente esses versículos:
No versículo 2, Paulo faz um questionamento direto aos Santos da Igreja de Coríntios afirmando que os Santos hão de julgar o mundo (essa julgamento será na volta de Cristo), os santos aqui, são aqueles que perseveraram até o fim, que amaram e obedeceram as palavra de JESUS, se santificaram para ELE e por ELE.
Por acaso então somos indignos de julgar as atitudes e os desentendimentos das pessoas?
Com toda certeza, não, quando olhamos na justiça de Cristo e não na nossa.
No versículo 3, A palavra de Deus deixa claro que julgaremos os anjos e assim, poderemos também julgar as coisas desta vida terrena .
No versículo 4, A palavra de DEUS quer nos dizer que,  se temos questões relativas às coisas desta vida, designemos para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes, ou seja os de menos estima entre os irmãos.                                                                                                                                             
No versículo 5, Paulo ainda pergunta aos coríntios se não há ninguém capaz entre os irmãos para julgar, ou seja se não há ninguém santo e separado para julgar segundo as palavras de DEUS.
Por tanto queridos, podemos concluir que julgar é uma atribuição do cristão que obedece a Deus, porém ninguém, nem que se julgue o mais obediente a Deus, pode realizar qualquer julgamento segundo a sua própria opinião. Fique atento: Deus não quer que você julgue as pessoas segundo o que você pensa. Ele espera que você julgue de acordo com a Palavra Dele, repreendendo a pessoa em amor a fim de que ela possa se arrepender.
Como diz em sua palavra no livro de João capítulo 7 verso 24:
Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”.

Para isso, você deve conhecer vivendo dignamente a Palavra de Deus e mostrar para essa pessoa qual é a vontade Dele em relação ao erro que ela cometeu.


Fiquem com DEUS e SUA preciosa paz perene. 



0 comentários:

Postar um comentário

 
;