sábado, 7 de fevereiro de 2015

Agiotagem é pecado?

Primeiramente devemos buscar as escrituras bíblicas sobre este assunto.
A bíblia não nos mostra em suas versões este termo agiotagem ou agiota, porém menciona a uma palavra, que é, usura, cujo significado é juro exagerado e tem o mesmo sentido de agiota.
E para esclarecer este assunto a luz da palavra de Deus farei a exposição usando um salmo que é crucial para tal assunto.
“SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo ? Quem morará no teu santo monte?
Salmos 15:1

Entendo o versículo, habitar no teu tabernáculo quer dizer habitar com Deus nos céus,
por outro lado, a expressão “santo monte” se refere ao monte Sião, onde foi edificado o templo de Jerusalém, a casa de Deus, na Palestina, monte que se tornou um símbolo da habitação de Deus no Céu, onde foram vistos os 144.000 diante do Seu trono (Ap 14:1).

Voltando ao assunto inicial, dentre as várias respostas para o versículo 1 deste salmo temos o versículo 5 na parte a, que diz: “... o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente...”

No entanto podemos dizer que se uma pessoa ou um cristão que procede de tal maneira não estará apto a entrar no lugar santíssimo de Deus, por que desobedeceu um princípio bíblico que Ele nos informou que observássemos, justamente para nos orientar.

Mas onde está o pecado nessa história toda?
O pecado está na desobediência, pois se Deus deixou isto registrado é por que com certeza, prejudicará ao homem em sua intimidade com Ele.

Tomemos como exemplo um grande profeta da bíblia, Jeremias, que no capítulo 15 versículo 10 na parte central diz: “... Nunca lhes emprestei com usura nem eles me emprestaram com usura...”.

Ele relata este texto como sendo um relato importante de seu caráter diante de Deus.
Com isso podemos entender que este homem de Deus, com toda certeza lia os escritos bíblicos e sabia que tal procedimento poderia lhe afastar da presença de Deus.

Examine os textos bíblicos:
Neemias 5:7
“E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão. E convoquei contra eles uma grande assembleia.”

Êxodo 22:25
“Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura”.

Daí pode surgir outra pergunta que é:
Mas se a palavra usura significa juro exagerado, então posso cobrar só um pouquinho a mais do que empresto não é mesmo?
A resposta é não, não cobre nada, empreste sem a intenção de lucro e receberá muito mais do Senhor Deus Altíssimo, pois Ele é o dono do ouro e da prata, quem te abençoa na terra olhando para o teu coração voluntário propenso a abençoar o necessitado.

Veja o que diz a bíblia sobre ajuda ao pobre e ao necessitado.

Levítico 25:35-37
“E, quando teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então sustentá-lo-ás, como estrangeiro e peregrino viverá contigo.

Não tomarás dele juros, nem ganho; mas do teu Deus terás temor, para que teu irmão viva contigo.
Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás do teu alimento por interesse”.

Deuteronômio 15:7-11
“Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre;

Antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade.
Guarda-te, que não haja palavra perversa no teu coração, dizendo: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão; e que o teu olho seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e que haja em ti pecado.
Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão.
Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra”.

Por fim em Lucas 6.34-35 – “E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus”.

A resposta ao título do tema é sim, agiotagem fere os princípios de Deus e se assim o faz quem pratica tal procedimento com certeza peca contra o Deus altíssimo.

Que Deus te abençoe muito campeão ou campeã de Jesus Cristo.


24 comentários:

Unknown disse...

E se for o caso de pegar um empréstimo com o banco? se enquadra nessa palavra também? considerando o que você falou a respeito de não cobrar nem um "pouquinho", o que é ao contrário dos bancos, atualmente as taxas de juros podem variar de 2 a 7 % ao mês ou até mais, dependendo das condições. Me explica!

Unknown disse...

Olá meu caro Apocalipse do Alto, agradeço o seu comentário. Que Deus te abençoe muito prezado.
Respondendo ao mesmo, cito as linhas que se seguem:
Primeiramente estamos falando de agiotagem ou seja atividade que não tem autorização perante o governo.
Como cristãos devemos entender que devemos obedecer as leis de nosso país como podemos ver no conselho de Jesus registrado no livro de Mt 22.19 ao 22 e conselho de Paulo em RM 13.5 ao 7
Segundo, os bancos são intituições financeiras fiscalizadas e por tanto autorizadas para tais procedimentos. Não é ilegal pegar empréstimos com eles. Porém não aconselho devido ao atual momento econômico pegar empréstimo com eles pois pode enredar num mar de dívidas.

Teceiro, o fato de emprestar dinheiro com juros não é apropriados para pesssoas cristãs, pois estes se dizem pessoas que mudaram de vida ou seja que não andam segundo os costumes do mundo, e também por ser um príncipio bíblico e se é bíblico é de Deus e se é DELE não desobedecê-lo é o melhor a fazer.

Agora digamos que você peça emprestado algum valor com um irmão em Cristo e ele te cobra juro, ele está errado no proceder, pois o certo seria te emprestar sem juro nenhum pois está escrito:
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Lucas 6:34,35

Fica na paz de Cristo prezado.

Unknown disse...

Boa Tarde, ficou esclarecido quanto a questão da "agiotagem" que é ilegal, por não estar legalizada e cobrar juros altíssimos (com usura);

E quanto as Factoring ? Tem autorização do governo, tem regulamentação e regras, nas quais as empresas vendem seus direitos creditórios (cheques, duplicatas...) que seriam pagos a prazo por seus clientes, e recebe o dinheiro a vista para terem "fluxo"de caixa e tem um juros, deságio não abusivo e estipulado em lei e pagando impostos inclusive? Segue a mesma resposta?

Unknown disse...

Prezado Daniel Motta fico agradecido por nos visitar, neste blog. Bom no caso das Factorings também não se torna no ambito pecaminoso de agiotagem uma vez que estamos falando de empréstimo de dinheiro de forma ilegal e com juros abusivos. E isso é proibido nas sociedades fomentos, se assim o fizeram ai sim se enquadra na questão comentada. Veja bem, quem capta dinheiro e empresta dinheiro é banco, que depende de autorização do Banco Central para funcionar. Quem pratica, sem autorização do Banco Central, qualquer atividade que legalmente é de banco, responde por processo administrativo e por processo criminal (Resolução 2144/95 do CMN). O factoring é instituto do direito mercantil. Presta serviços e compra créditos (direitos) de empresas, resultantes de suas vendas mercantis a prazo (como você mesmo já citou). A transação do factoring é mercantil. É uma compra definitiva em que a sociedade de fomento mercantil assume os riscos de insolvência.

Unknown disse...

As sociedades fomento tem como ser testadas a sua idoneidade, através do órgão que rege tais instituições que é à ANFAC, que provê ampla assistência jurídica, operacional, técnica, contábil, fiscal e política a mais de 750 empresas associadas. O factoring existe institucionalmente no Brasil desde 1982 com a criação da ANFAC. O factoring é uma atividade mercantil rigorosamente legal amparado nas normas do direito vigente no País. As empresas de factoring associadas à ANFAC são sociedades mercantis legalmente constituídas e registradas nas Juntas Comerciais, que seguem as normas e procedimentos sistematizados no nosso Código de Ética e Disciplina, que investem em equipamentos e recursos humanos, que celebram o Contrato de Fomento Mercantil com uma clientela, hoje composta de aproximadamente 70.000 pequenas e médias empresas, das quais 85% são do setor produtivo industrial, que contabilizam todas as suas operações, com um giro mensal de mais de R$ 2 bilhões, cuja cobrança é efetuada por bancos, que pagam regularmente seus impostos, que geram riquezas e mão-de-obra, que concorrem para melhorar a liquidez do mercado de crédito e que, portanto, inibem a desintermediação financeira.
Espero ter colaborado com você precioso irmão.
Fica com a paz perene de JESUS CRISTO Daniel Motta.

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de saber sua visão nas seguintes situações:

1 - Um comerciante vender um produto com juros, ou seja vender um produto de 500 reais a vista, por 12 x 50.

2 - Emprestar dinheiro a uma instituição financeira que vai lhe pagar os juros (poupança, CDB, renda fixa em geral).

3 - Emprestar dinheiro a juros a um empresário que vai pegar esse dinheiro para por exemplo comprar produtos e lucrar em cima (ou seja, vai se beneficiar grandemente com o empréstimo lucrando muito e gerando emprego e rendas).

Obrigado!

Anônimo disse...

Muito boa sua explicação, dentro da palavra. Deus te abençoe!

Unknown disse...

Tá bom emprestar a 10% é pecado fere os princípios... Mas comprar uma roupa e revende lá a 200, 309% do valor é correto..... Kkkk fazer um pão gastar 5 e vender por 8 ou 10 é certo... Agora emprestar os 5 para o cara fazer o pão e cobrar 1 de juro é pecado/fere o princípio.... Certinho a religiosidade

Unknown disse...

Ola boa noite Deus abençoe a todos,vejo que aquilo que fazemos seja cobrando juros ou nao,se sentirmos de verdade algum encomodo no coração ao emprestar seja a juro ou nao é ai que que esta o problema,vejo que o problema nao estar em emprestar a juros e sim em fazer o.proximo como servo seu com qualquer coisa que tenha emprestado (deut.20:23,diz que podemos ou devemos emprestar ao estrangeiro com juros engracado que o dizimo a Billia diz em deuteronomio 26:12 que o dizimo é de direito dos orfãos das viuvas e dos estrangeiros sem recurso veja que na grande maioria das igrejas nao é isso que acontece entao amados o.mana eu entendo que ele deve correr entre o povo de Deus e nao tomando do povo e comendo la fora

Unknown disse...

Oi

Uil disse...

E vc se sujeitar a pegar empréstimo com essas pessoas é pecado?

Uil disse...

E um cristão q se sujeita a pegar empréstimo peça tbm, pq esta agindo contra a lei n é isso?

Unknown disse...

Olá meu amado Uil que Deus te abençoe querido.
Em sua resposta 1 >>> No imaginário popular, a agiotagem se caracteriza pela cobrança abusiva de juros. No entanto, todo empréstimo com juros feito sem autorização do Banco Central (BC) é considerado crime. Os bancos de varejo cobram juros altíssimos, algumas vezes mais altos do que os praticados por agiotas. No entanto, as instituições que funcionam dentro da lei costumam cobrar seus devedores também dentro da lei.
Portanto a resposta é sim por que estamos colaborando para atividade ilegal, além de a pessoa se afundar num mar de dividas e ainda deixa de esperar em Deus para confiar no homem, portanto torna-se pecado pois desobedecem a palavra de nosso PAI.

Unknown disse...

Em sua resposta 2 Uil segue o que a Bíblia nos fala:
SL 37.21 "Quem é mau toma emprestado e não paga,
Mas o justo dá generosamente."

“Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.” (I Pedro 2:13-14)

Provérbios 22:7
"O rico domina o pobre,
E quem toma emprestado é escravo de quem empresta."

Romanos 13:8
"Não devam nada a ninguém, a não ser amar uns aos outros,+ pois quem ama o seu próximo cumpre a Lei."


Que Deus te abençoe irmão.

Anônimo disse...

Amém

Unknown disse...

Empresta ao estrangeiro pode me segundo a lei?

Unknown disse...

Olá Naasson Rufino. Segue sua resposta nas escrituras sagradas.

Dt 23. 19 "Não emprestes ao teu irmão israelita cobrando juros, quer se trate de empréstimo de dinheiro, quer de alimentos, ou de qualquer outra coisa que possa render lucro financeiro. 20Entretanto, poderás fazer empréstimos cobrando juros do comerciante estrangeiro, mas não do teu irmão israelita, para que o SENHOR, teu Deus, abençoe todo empreendimento da tua boa mão na terra que estás herdando para dela tomares posse."

Unknown disse...

Deuteronômio 15:3
Poderás exigir pagamento do estrangeiro, mas deixarás quite o que havias emprestado a teu irmão!

Unknown disse...

Neemias 5:7
Fiz uma análise completa da situação e então repreendi severamente os nobres e os magistrados, declarando-lhes: “Estais cobrando juros dos vossos próprios irmãos!” E, por esse motivo, convoquei uma grande assembleia contra eles.

Unknown disse...

me empresta dinheiro irmão

Unknown disse...

estou precisando

Unknown disse...

sempre que as pessoas falam de empréstimos com juros, usam a palavra usura como se fosse simplesmente juros, mais não é, usura é juro exagerado,que não tem nada haver. O que eu já li,não vejo a bíblia condenando o juro ela é contra a usura,agora se alguém quer ser misericordioso igual Deus o é,então não cobre nada além do que emprestou e até mesmo não cobre o valor que foi emprestado.

Unknown disse...

Bom então eu o cristao podemos jogar na mega sena Rio de premio e outros jogos da loteria:Pois todos são altorisado e legalizado pelo governo.

Rick disse...

Não vejo problema de fazer um joguinho

Postar um comentário

 
;